GS 500 Modern Classic - Frateschi Garage & Space Apes
As vezes as coisas vão além do que imaginamos. Especialmente quando falamos de motos customizadas. E é o caso dessa GS 500, feita em parceria da Space Apes e da Frateschi Garage.
A moto inicialmente era um projeto do Leandro Ota, da Space Apes. Nesse projeto, o papel dele foi desenvolver toda a parte de carroceria, incluindo a carenagem de farol, para-lamas e rabeta e o design do paint job.
Design do Leandro Ota. O Banco é assinado pelo Pedrinho Bancos.
A moto no geral com essas modificações já estava bem bacana. Mas depois de passar em algumas oficinas em busca de um acerto mecânico melhor, o Leandro e o Gabriel Amato, que é o dono da moto, resolveram procurar o Renato Frateschi para finalizar o projeto. Mas o Renato só aceitou se pudesse acrescentar o toque pessoal dele. Para os conhecedores do seu trabalho logo, vem a mente o que seria feito.
Render do projeto após as propostas do Renato Frateschi
A ideia proposta pelo Renato era um upgrade grande em rodas, freios e suspensões, prontamente aceitos pelo Gabriel e Leandro. A brincadeira atingia níveis insanos...
Na parte traseira a moto ganhou uma balança de moto Triumph, que teve que ter um longo processo de desenvolvimento e tornearia para casar certinho no quadro da GS 500.
O quadro elástico de alumínio assimétrica na traseira, com amortecedor SHOWA hidrogênio com regulagem. Isso levou a uma fabricação de coroa especial e um contracheque especifico para deixar a corrente DID em perfeito alinhamento.
Na frente alteração foi grande: Bengalas invertidas na dianteira da COMET (que tem peso e porte similar a GS 500).
Nos freios, na frente temos freios duplos de 2 pistões cada na dianteira. Todos alimentados de DOT 5.1 por Aeroquip e terminais anodizados.
Na traseira há uma pinça Brembo. Repare que o escape 2x1 se aproveita do espaço da balança assimétrica para tornar a moto mais compacta. Bela sacada!
As rodas são 17" de aluminio, sendo 17x250 na dianteira com aro e cubo de alumínio, discos duplos de 300mm cortados especialmente neste desenho, Na traseira ela usa 17x425, com disco Brembo. Ambas com pneu Pirelli, com medidas 120x70x17 por 160x60x17
Renato e Leandro trocando ideias sobre o projeto
A moto recebeu inúmeros upgrades menores, que por hora me limito a citar aqui, pois a matéria seria praticamente um tratado sobre customização... mas vale citar que a moto foi revisadas por completo e é usada diariamente. É extremo o cuidado com o acabamento que ambos customizadores aplicaram a este projeto. No caso do Renato, esse cuidado já da sua primeira criação: Uma CB 500, talvez a minha preferida, das que vi.
E a partir desse primeiro projeto, o Renato tomou coragem e largou o seu cargo de executivo em uma multinacional, para viver o seu sonho de criar motos. Uma história que na maioria das vezes poderia ser chamada de burrada, mas no caso de nosso amigo, o seu talento aliado ao know-how do mundo dos negócios fez que a Garagem Frateschi seja uma das melhores oficinas da América Latina.
E nessa terça você pode conferir pessoalmente um pouco dessa história, no evento do Motocultura e do Garagem Cafe Racer no LM09, bar super bacana da Capital Paulista. IMPERDÍVEL!
Parabéns pelo post, e ao Renato, sei quão difícil é achar customizador ousados que se aventuram em fazer motos com cb500, e gs500, por conta de seu chassis duplo. Tenho uma cb500 e o sonho de transforma-la em uma café racer, porém não tenho nenhuma experiência, mas essas duas criações servem de muita inspiração para mim!
ResponderExcluirO render ficou espetacular, pena que a moto não tenha ficado exatamente como o projeto, motor preto fosco, pinças pretas, rodas vermelhas... mas enfim, nem sempre conseguimos deixar como pretendemos, de qualquer forma a moto ficou muito bonita.
ResponderExcluirTem moto/base que não dá!!! Quando a base é ruim, não há trabalho bom que salve. É como você querer que um maquiador profissional pica-das-galáxias transforme uma Regina Casé numa Gisele Bündschen... simplesmente NÃO DÁ!!!
ResponderExcluirgalera, se puderem me ajudar, gostaria de saber como fazer essa modificação na roda, ja tenho os aros 17x2,5 e 17x3,5, gostaria de saber qual a mudança na roda traseira da moto se faz necessaria. qual cubo, e conjunto de tração usar pra poder fazer essa mudança. Desde ja fico grato.
ResponderExcluirSomos 2 querendo saber... =D se puderem me ajudar tb fico muito agradecido.
ExcluirVocês tem alguma matéria sobre a Cb500 azul?
ResponderExcluirMotos lindas muito bem construidas
ResponderExcluirParabens ,!