terça-feira, 27 de setembro de 2016

CB400 1981 BRAT - MARCELLO TAMARO YAMAGUCHI - Por Reginaldo Tenório

Bem amigos, hoje é um dia muito bacana. Essa é a primeira matéria do Reginaldo Tenório aqui no blog. Para quem não o conhece, ele é um dos moderadores do Cafe Racer Brasil e amigo de longa data, que fiz por causa da nossa paixão em comum! E para chegar com o dois pés no peito, ele fez uma matéria com uma das CBs mais linda já feitas no país. Confira!
Por Reginaldo Tenório
Esta é minha primeira matéria para o Garagem Cafe Racer e obviamente a primeira tem que ser memorável, pelo menos deveria... E para começar, nada melhor que uma paixão nacional, melhorada 10 mil vezes! Falo da CB 400 do Marcello Tamaro Yamaguchi, essa moto que é uma das preferidas de muita gente e que hoje é muito procurada para projetos Cafe Racer, Brat, etc, foi anabolizada e se tornou na minha pouco humilde opinião, uma das mais belas Brat’s baseadas na quatrocentas da Honda.
O design do projeto é do próprio Marcello e a execução foi feita pelo tio Cid Amaral que é caminhoneiro, mas que se quiser começar uma nova carreira na área de customização, portas abertas não faltarão! Projetos com a CB 400 são complicados por conta do subchassi único, portanto, para ter resultados acima da média, faz-se necessário cortar o mesmo, e foi o que o Marcelo fez. Cortou, subiu, dobrou e transformou um quadro que era ruim em algo mais condizente com o projeto.
Mas apesar do quadro ser um componente importante desse projeto, são dois itens que mais chamam a atenção nessa moto, o primeiro é o belíssimo tanque de CB 360 pintado na Shibuya Garage e os pneus Firestone Deluxe que é objeto de desejo de 10 entre 10 pessoas que querem montar uma máquina com visual retrô.

Junta-se a isso, ponteiras EMGO, uma pintura fosca muito bela, piscas bullet, entre outros detalhes que tornam a moto um projeto referencial para muitos.
Muito bom gosto aliado a uma execução primorosa dá nisso, um projeto para ninguém botar defeito.
Não estenderei meu texto para não ficar maçante, só quero finalizar que se eu fosse fazer uma Brat baseada em uma CB400, com certeza seria uma igual a essa. Abaixo, a ficha técnica:

Moto Honda CB 400:

- Tanque CB 360 pintado pelo Ganguero da Shibuya Garage
- Mesa rebaixada
- Guidão  drag bar
- Ponteira reverse cone EMGO 2x1
- Corte e solda do subchassi
- Jateamento do quadro com micro esfera de vidro
- Mini velocímetro Dime City Cycles
- Piscas Bullet
- 2 baterias de gel (aqui vale mencionar uma curiosidade, duas baterias foram necessárias para dar a voltagem e amperagem corretas. Uma solução bastante engenhosa).
- Pneus Firestone Deluxe, sendo um 350x18” na dianteira e um 400x18” na traseira
- Rodas raiadas com aro Three Heads 250 aro 18 e cubos da roda original Comstar
- Banco com base de shape de skate com fibra de vidro para não apodrecer
- Manoplas e banco encapado no Pedrinho Bancos
- Lanterna traseira Bullet
- Sanfona na bengala
- Filtro de ar esportivo
- Paralama traseiro em fibra de vidro na traseira e na dianteira o paralama original encurtado
- Thermotape no escapamento
- Miolo da chave de CG na lateral dianteira da moto - Retrovisor ponta de guidão - Farol Bobber com lente amarela
- Logo Honda dourado
- Entrada USB, (porque carregar o celular é só para os fortes e inteligentes)

5 comentários:

  1. Ficou linda. Parabens pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Gosto sempre de observar como crítico. Crítico no sentido de análise.
    .
    Projeto bastante sóbrio; de bom gosto. Nada puxa para baixo, mas também nada enche os olhos (talvez a cor seja culpada disso - uma cor metálica melhoraria muito esse aspecto).
    .
    Manoplas e banco: cor puxando muito para o vermelho.
    .
    Combinação perfeita entre o estilo do guidão, retrovisor, painel e farol.
    .
    Posição inusitada - e até estranha - dos piscas dianteiros.

    Os Pneus mataram a pau!!! Quanto será que custou esse jogo de pneus Firestone?

    ResponderExcluir
  3. Como compro esses pneus ? Acabei de adquirir uma cb400 Four e vou fazer estilo brat

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.