sexta-feira, 18 de agosto de 2017

CB 400 Four Silver Arrow - Tibel's Garage

As antigas maquinas de pista, em especial as vencedoras, geralmente nos despertam muito fascínio. Num tempo onde competir era algo para fortes, essas bólidos escreveram o seu legado no tempo. Entre os grandes ícones, as flechas de prata, como eram as chamadas as antigas Mercedes-bens de pista dos anos 30, até hoje repercutem. E buscando homenagear elas, a Tibel's Garage, oficina do Guilherme Tietböhl, de Três forquilhas, no interior do RS criou esse belo projeto com toda carroceria em alumínio.
Segundo o Guilherme, as carenagens, as laterais, a caixa de ar e a rabeta foram confeccionadas por ele, sendo que são plug and play: nada da moto foi cortado.
O alumínio também está nas belas rodas polidas. Além disso como você pode ver, foram feitas capas para proteger as bengalas. Ainda na frente, os suportes para os semi-guidões são de autoria da Tibel's.
Na parte mecânica a moto também recebeu alguns upgrades: escape 4x1, ignição eletronica dynateck ds1-1, eliminando os platinados, velas iridium e cabos e cachimbos NGK. 
Além das velhas máquinas dos anos 30, outra fonte de inspiração segundo o Guilherme foram as máquina que desafiam  a velocidade em Bonneville Salt Flats, pelo aspecto "tosco"e pós apocalíptico. Tanto nas motos de Bonneville como nesse projeto, acredito que intuitivamente se encaixam na estética Wabi-sabi, onde a imperfeição as torna mais bacana do que se fosse uma maquina toda certinha, lisinha, pintadinha. Se nota pela imperfeição que um ser humano e não uma máquina são autores daquelas linhas. Obviamente temos que saber distinguir pequenas imperfeições de um projeto ruim. Mas sinceramente eu gosto muito dessa pegada, e dos projetos  que usam muito o alumínio, acho que essa vibe Wabi-sabi fica melhor. E você, o que acha disso?

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.