Honda CB 500 1975 BratStyle - King Dreams
Normalmente costumo escrever os textos das matérias, mas o texto abaixo com a jornada dessa bela moto está tão bom que me senti na obrigação de reproduzi-lo.Segue então o texto do Anselmo Nunes.
Este texto contará um pouco do sonho de construir uma moto e as dificuldades deste processo. Para facilitar o entendimento, dividi em capítulos.
A Decisão
Sempre fui um amante de moto e durante a vida tive oportunidade de comprar inúmeras motos, com diferentes tamanhos e motores, 2 e 4 tempos, de 125 a 750 cilindradas, de trails a customs.
A cerca de 3 anos estava decidido a customizar uma Honda VT 600, pois já tive uma e sei que se trata de uma ótima moto para customizar e usar no dia-a-dia, porém, a cerca de 2 anos comecei a me interessar pelo estilo Café.
No entrando, no Brasil é muito difícil encontrar motos antigas para restauração, pois o mercado de motocicletas começou a se desenvolver nos anos 80, e com raras exceções, qualquer moto antes deste período é de baixa cilindrada e, normalmente, impossíveis de se restaurar por conta de seu estado de conservação.
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Linhas mais limpas tornaram essa CB 500 '75 muito mais bonita |
Despertado o desejo de construir uma café e com a missão de encontrar uma moto para o projeto, foram meses procurando algo que me agradasse e que estive ao alcance do budget (orçamento) que havia separado para isto, mas infelizmente não encontrei nada.
Como meu som preferido é das motos de 4 cilindros, o que tornava minha busca ainda mais difícil, pois somente uma poucas CBs 750 vieram para o Brasil durante os anos 70 e ainda menos CBs 500.
Um dia, voltando do almoço e checando e-mails pessoais antes de retornar ao trabalho, recebi uma nova oferta de um dos inúmeros sites de venda de motos e carros que diariamente consultava na tentativa de encontrar a moto para meu projeto.
A moto da vez era uma CB 500 1975, e estava em um estado aparentemente perfeito para meu projeto e um pouco acima do valor que estava disposto a pagar, porém em uma cidade do interior de São Paulo (Estado) que é longe para ir durante um dia de trabalho durante a semana.
Eu, que normalmente não tomo decisões por impulso, peguei o telefone, liguei para o proprietário, e com o endereço em mãos, levantei da mesa de trabalho e resolvi dirigir até a tal cidade para ver a moto, e 3 horas depois já havia negociado e comprado uma moto para meu projeto.
A próxima tarefa foi ligar para minha esposa e explicar que, durante um dia de trabalho, eu estava no interior e tinha comprado uma moto de 40 anos de idade, e apesar de esperar uma discussão acalorada sobre minha irresponsabilidade a resposta foi: QUE BOM, MAS NÓS VAMOS REFORMÁ-LA?
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Quatro saídas de escapamento, preferência nacional, com o Anselmo não é diferente |
Como pode ver na foto acima, o som do escapamento 4x1 obviamente foi a fator determinante para a compra, e neste momento eu sabia exatamente o que gostaria de fazer com ela: linhas limpas e simples.
Mesmo assim foram incontáveis horas colhendo referências e, talvez milhares de fotos armazenadas no computador até decidir como seria o futuro do projeto.
Um misto de Bratstyle e Street, mas com todos os itens de segurança e legais para atender as normas de trânsito locais, ou seja, UMA MOTO PARA RODAR.
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Tanque original e o banco Brat pra rodar bem acompanhado |
Com as etapas anteriores cumpridas e sendo eu analista de sistemas e publicitário, tinha que encontrar um construtor que me ajudaria a atingir meu objetivo, mas que eu conseguisse pagar.
São Paulo (onde moro) é maior cidade do país e com a maior quantidade de oficinas e o bairro da Móoca tem uma reconhecida cultura de customizações e restaurações de carros e motos antigas e isto facilitou muito a procura. Depois de passar por oficinas grandes com valores e agendas que não me atendiam, encontrei uma pequena oficina com 2 garotos com talento e vontade de fazer meu projeto.
Apesar disto, outros obstáculos apareceram, o primeiro ficou claro na primeira semana de trabalho. Por tratar de uma moto rara, não era fácil encontrar as peças para o projeto.
A solução seria comprar as peças que eu queria e tinha visto em centenas de projetos em sites europeus e americanos. Isto seria fácil, não fosse o atual momento político e econômico do Brasil, que além dos impostos abusivos de importação (60%) ainda tinha a desvalorização do REAL (R$) frente ao Dólar (U$), que fazem com que cada peça chegasse aqui por quase 7 vezes seu valor de etiqueta.
Isto inviabilizou a compra de alguns itens do projeto original, que foram substituídos por itens mais baratos.
Mesmo assim estava focado na qualidade da entrega final, pois sabia que dificilmente havia outra oportunidade de entrar outra moto parecida para outro projeto.
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Guidão , piscas e velocímetro novos, tudo minimalista |
Seis meses se passaram entre a compra e a primeira volta oficial, visitas semanais a oficina para conferir o progresso e orientar os próximos passos. Muito dinheiro depois este é o resultado desta empreitada.
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A frente da Suzuki GS 500 casou bem com a CB |
P.S: Agradecimento especial ao André Santos, fotografo que fez essas belas imagens da CB 500.
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Retrovisores ponta de guidão, item charmoso em qualquer projeto |
Características Técnicas
Moto: Honda CB 500 1975 BratStyle
ARO: 17 polegadas na dianteira e traseira com Cubos Originais
PNEUS
Pirelli Sport Demon 140x70x17 na Traseira
Pirelli Sport Demon 110x70x17 na Dianteira
Suspensão Dianteira: Suzuki GS500
Escapamento 4x1 Torbal
Construtor: King Dreams
https://www.facebook.com/pages/King-Dreams-Oficina/217363808463010?fref=ts
Fotógrafias: André Santos
http://www.andresantosfotografia.com/
https://www.facebook.com/ANDROPHOTO/?fref=ts
Definição de perfeição. É o que vejo nessa CB. Linda de viver!
ResponderExcluiraonde eu consigo um velocimetro desse?
ResponderExcluirBah! Espetacular este projeto! Parece um projeto do Chip Foose, que costuma fazer modificações profundas mas que parecem ter saído de fábrica. Todos os detalhes, como paralama traseiro disfarçado(não é visto lateralmente), pintura clássica e ao mesmo tempo moderna, bateria imperceptível, resumindo é uma moto linda, exclusiva e limpa. Parabéns ao Anselmo e a king Dreams!
ResponderExcluirAchei muito bacana o projeto! Estou pensando em fazer algo semelhante porém mais moderno numa GS500, e gostaria de saber como foi montada essa roda raiada na dianteira (já que usa as bengalas dela)
ResponderExcluirAgradeço desde já e continuem com esse trabalho incrível!
Motocicleta Bela demais dá vontade de comprar porém falta a grana kkkkkkk
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