Sexta Insana: CB 400 Insanamente simples
Você já deve ter percebido que a Garagem essa semana está especial para os amantes das CB´s 400. Eu mesmo acho que essa moto é uma das melhores opções quando se pensa numa Cafe Racer nacional, devido a extrema facilidade de customização. Só essa semana, tanto o trabalho do Guto Mendonça como as CB´s feitas pelo pessoal de Londrina provaram isso. Então para fechar a semana no embalo, resolvi mostrar para vocês o trampo feito pela empresa Búlgara especializada em customização de bancos de moto, a Crazy Customs. Tudo muito simples e bem pensado, e essa é uma receitinha das melhores para quem quer apenas dar uma leve atualizada em sua CB, gastando uma mixaria.
Como era o esperado, o ponto alto da moto é o banco, feito pela Crazy. Pessoalmente, eu faria diferente, mas o que vale nesse caso é a solução empregada: Soldaram um suporte para o banco em cima do chassi original, elevando o banco e eliminando o "degrau" que fica entre o tanque e o banco. Ao você essa CB da postagem das "Brats" de Londrina, vai entender melhor:
Nesse caso a solução dada para esse desnível ficou boa,
mas nem sempre vemos bons resultados nesse ponto da moto
Fora a boa solução para o banco, no geral a CB Crazy Customs fico bacana, com diversos pequenos Ups... nada radicais: Escapes abertos, O ralol ganhou iluminação diferenciada, novos piscas, sinaleira, uma depenada geral e o esquema de pintura, que foi escolhido pois essas cores são as da Oficina Crazy Customs.
Outra dica rápida e rasteira para quem for customizar uma CB 400: Os relógios originais são muito bonitos, mas ficam envolta de uma capinha não tão bacana assim... a boa notícia é que a capinha é removível e os relógios podem ficar expostos sem essa capa, dando um ar mais clássico e bacana ao projeto. Veja um exemplo de antes e depois:
Como ficou claro, esse é o exemplo mais simples de como dar uma atualizada no visual da CB, sem gastar um caminhão de dinheiro, e até por que não, se feita por você mesmo, sem ter que recorrer a uma oficina customizadora. A matéria original é do BikeShed e lá tem mais alguns detalhes pequenos que não citei aqui.
Gostei principalmente da dica dos relogios, nao tinha chego nessa parte ainda na minha, mas chegando em casa vou logo tratar de desmonta-los,...
ResponderExcluirSe não me engano eles são azuis... mas nada que um spray não dê jeito.
ExcluirAbri pra verificar os meus ontem,... nada bom a cara deles e o conta giro tah quebrado, agora vou correr atras de outra opcao,...
ExcluirPena mesmo Luciano.
ExcluirDa pra ver que o mais importante é a harmonia do conjunto. A traseira e a frente, tem que ter alturas proporcionais ao projeto original da moto, nada de exagero nem medida desproporcional. Todas que são fabricadas assim me agradam à primeira vista, e acho que à maioria das pessoas, pelos comentários que surgem.
ResponderExcluirNa minha opinião, isso seria o básico, ficando os detalhes ao gosto do freguês.
Projeto de extremo bom gosto, simples, elegante e foda...rs
ResponderExcluirquando tirei a protecao dos relogios fiquei animado demais, so nao sei o que fazer com o jogo de luzinhas da seta e do neutro, tem alguma ideia boa e barata? elas ficam soltas, muito obrigado, curti muito o blog!
ResponderExcluirNo caso dessa CB da matéria, o cara usou uma dessas lampadas de leds... mas se vc procurar, creio que encontre uma "caixinha" de luzes que sirva bem... a primeira que me vem a cabeça é a da RX 125... mas essa questão vai da tua criatividade...
ExcluirOlá, venho acompanhando o blog a algum tempo, ótimo trabalho! Poderia sugerir uma matéria sobre como legalizar a moto e o tramite todo para isso? Creio que como eu vários leitores empaquem nesse assunto.
ResponderExcluirBoa dica João. Vou ver sobre isso.
Excluir"Como era o esperado, o ponto alto da moto é o banco, feito pela Crazy. Pessoalmente, eu faria diferente, mas o que vale nesse caso é a solução empregada: Soldaram um suporte para o banco em cima do chassi original, elevando o banco e eliminando o "degrau" que fica entre o tanque e o banco."
ResponderExcluirComo você faria para eliminar esse "degrau" ? Modificação no chassi seria ilegal ?
Eduardo Barea
Eduardo, essa barra embaixo do banco pode ser soldada ou até mesmo "aparafusada". Em tese, essa modificação seria ilegal, a não ser que vc faça a vistoria para a modificação do veículo. Essa é a forma correta.
ExcluirMas na prática, é que na verdade é que poucas autoridades perceberiam de fato a modificação na estrutura da moto.
Como você já disse aqui no blog que pretende montar a sua café racer, já deve ter pensado nesse "degrau" entre o tanque e o banco. Na sua opinião qual seria a sua solução estética? Pois eu também estou pensando numa café racer com a CB 400 II e esse é o meu empate.
ExcluirAgradeço desde já.
Eduardo Barea
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirPara solucionar isso, penso em bolar um banco no estilo Vonzetti:
ResponderExcluirhttp://garagemcaferacer.blogspot.com.br/2013/07/detalhes_30.html
Caro Xará,
ResponderExcluirMeu nome é Douglas. Você poderia indicar o endereço de alguma oficina em São Paulo para customização? Este tipo de customização exige mudanças na documentação da moto?
Douglas, em São Paulo existem varias oficinas, como a Old Times, a Recar, etc.
ExcluirRecomendo ir olhando as matérias do blog, pois geralmente coloco os contatos do pessoal ali.