quarta-feira, 17 de julho de 2013

CB 400 Cafe Racer by Luis Porto Mendonça

Essa CB 400 já esteve aqui na Garagem, na matéria " Cafe Racer na Prática: CB 400/450 Parte 2", porém até aquele momento, eu não conhecia muito detalhes sobre essa bela criação. Mas o criador dessa bela máquina, o Luis Porto Mendonça, o Guto, entrou em contato e explicou mais sobre os detalhes da motoca, muito interessantes para quem pensa em montar uma CB Cafe Racer.
A moto pertence ao seu cliente e amigo Stefano Pietropoli, que queria uma Cafe Racer bacana, mas que mantivesse ao máximo a estrutura original da moto, sendo que todas a peças trocadas são "plug and play". Segundo o Luis, a ideia é simplificar a manutenção e diminuir os custos da criação. Você pode estar se perguntando a respeito do tanque, que é bem diferente do original, mas até mesmo essa peça segue o conceito proposto.
O segredo desse tanque, é que na verdade ele é uma mescla da parte de baixo do tanque original da CB 400 com a parte de cima de um tanque da antiga Yamaha TX 650, como podemos ver ai embaixo.
Ainda dentro da proposta de simplificar as coisas, a moto teve as laterais e rabeta pensadas para encaixar perfeitamente na CB, sem precisar mexer no quadro. Ai embaixo, antes de ganharem o acabamento final.
Agora, elas devidamente no seu lugar e prontas:
Perceba que a rabeta é encaixada por dentro do quadro, dando um resultado bacana. Uma solução semelhante foi posteriormente usada na CB 450 feita pelo pessoal da Oficina Espanhola Badajoz. Porém a moto brasileira tem uma vantagem: A tem mais de uma versão de bancos, sendo que a versão monoposto a torna ainda mais bacana.
Segundo as palavras de Guto, essa opção de dois bancos foi para resolver o dilema de quando é preciso levar a namorada ou esposa... sendo que para resolver o problema, basta apenas soltar um parafuso. Simplicidade é a palavra.
De resto, apenas foram trocadas a lanternas e piscas, a moto ganhou um guidão Clubman e os relógios da CB, foram apenas retirados da capinha original. O Farol é o dela mesmo, mas ganhou o tom amarelo com Verniz Vitral. Sanfoninhas na bengala e termo tape no escape fecham o pacote.
Como eu havia falado antes, simplicidade foi a tônica desse projeto. Mas em muitos casos, decisões  e atitudes simples nem sempre são as mais fáceis de perceber. E nesse caso, tivemos uma aula de montar um projeto diferenciado sem ter que recortar praticamente toda moto. No caso do Guto, apesar de ter 15 anos de "cancha" como customizador, essa foi uma das primeiras criações com a temática Cafe Racer. Segundo ele:

"Rapaz, as Cafe Racer e Tracker estão ganhando força agora nesse meio... eu crio há 15 anos, mas quando eu comecei a mexer, era só Chopper. Eu mesmo no começo fazia um pouco de vista grossa para esse estilo (..) O bacana é que as Cafe Racer são bem simples de montar e bem mais baratas que as Chopper, onde você faz a moto inteira, e as vezes, o chassi inteiro".

Porém acredito que o nosso amigo vá começar a criar projetos Cafe Racer com mais frequência, devido ao sucesso desse trampo. Você pode entrar em contato com Guto (Luis Porto Mendonça) pelo Facebook ou pelo e-mail studiokustom@outlook.com e pelo fone: (19) 8383-2222. Ele mora em Socorro/SP. E essa moto pode ser sua. Para encerrar, confira o video curto com a CB em ação:

6 comentários:

  1. O tanque dessa moto ficou muito bonito. Obra de arte. Parabéns!

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  2. Moto Linda... sou suspeito falar.. rs

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    1. De fato, vcs estão de parabéns!

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    2. Parabens pela motoca ta perfeita......tenho uma 400 ano 81 quero transformar em cafe racer..mas nao sei onde comprar o banco e as carenagens..se alguem sabe me diz por favor... Meu email douglasb59@gmail.com

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  3. Muito linda essa do Beto Mendonça. parabéns.

    Eu, e só uma opinião minha, abdico do capacete para entrar no estilo em função da segurança. Jamais usaria um capacete aberto, não oferece segurança alguma para o rosto e maxilar. Essa sexta, um rapaz perdeu o maxilar na esquina da escola onde trabalho, em um acidente a 60 km/h, em função do capacete fechado que rachou, imagina um aberto. Não creio que tenha sobrevivido.

    Acho que podemos deixar o estilo um pouco de lado e entrar na questão saúde para andar sempre.

    Abraços.

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  4. Bom dia. Linda e pratica, tirou todo o peso morto. Gostaria de saber qual e o pneu trazeiro e suas medidas. abrç.

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