Sexta Insana: CG 125 brat by Low Budget Customs
Não tenho muitas informações sobre esse projeto, mas as imagens nesse caso deixam bem claro o trabalho que foi feito pela oficina argentina Low Budget Customs, que são umas das melhores referências que vi, quando se trata de projetos de baixo custo, com motos pequenas.
Basicamente é uma CG com farol minusculo, frente rebaixada (bengalas recortadas ou mesmo só as molas), farol mínimo e guidão bem baixo, com pneus "balão".
Repare no guidão da moto...
Já na traseira, eles usaram um banco brat bem desenhado e o para-lama traseiro bem socado pra dentro da moto. Nesse caso optaram pela placa lateral, mas a placa no lugar convencional daria um bom resultado também...
De resto, nesse projeto, eles optaram por um visual com a frente mais baixa, que ficou super bacana, mas na minha opinião, não é fundamental. Repare também no uso adequado no number plate.
Projeto super referencial para quem quer customizar uma moto pequena sem gastar muito, podendo ser feito em casa. Em breve um amigo meu concluirá um projeto semelhante a esse, e lógico, estará aqui na garagem. Para encerrar, veja o vídeo com a Cgzinha em ação, mas sem deixar de ver antes mais imagens da "morena do cafe racer da manhã dessa semana", que literalmente bombou aqui no garagem:
Você sabe que pneus são esses? Dimensões dos pneus e rodas? Quero colocar na minha que TB é CG 125.
ResponderExcluirEsse pneu é muito semelhante aos 2.75-18 Dunlop que vendiam aqui no Bresil até o início dos anos 90. No entanto, pela foto podemos ver que é maior que o 2.75. Talvez 3.25 ou até mesmo 3.50. Lembrando que esses pneus são, ambos, dianteiro.
ResponderExcluir.
Ainda falando sobre pneus... Eu considero que existem 3 fatores estéticos a ser considerado em relação ao pneu:
.
1. Desenho (Moderno, vintage, etc)
2. Altura da lateral.
3. Largura da banda de rodagem.
.
Numa CR com apelo mais vintage, eu considero que os fatores 1 e 2 são determinantes (no caso, pneu de lateral alta). Já numa moto com apelo mais moderno, a largura da banda é que é determinante (Pneu bem largo).
.
Uma dica: a largura da roda influencia em muito na aparência do conjunto. Se você quer que um pneu aparente ter tala mais alta do que realmente tem, então monte-o em uma roda mais estreita do que o habitual.
.
Por exemplo, se você montar um pneu 3.50-18 numa roda 2.50, ele vai "parecer tala baixa". Agora se você montar o mesmo pneu num aro 2.15" ou 1.85" ele vai parecer ter tala mais alta.
.
Agora note bem a foto da moto do Post: veja como a roda parece bem estreita comparada com o pneu. Eu diria que esse aro dianteiro é 1.85"x18". Talvez até seja aro 19" (Note a proporção entre o tamanho do aro com o tamanho do cilindro externo da bengala. Veja como o aro "bate" quase na base de borracha do "guarda pó").
Muito boas as observações. Renderia até uma matéria...
ExcluirObrigado, amigo, pelas observações. Muito valiosas mesmo. As minhas rodas são aro 18. Mas, independente da dimensão, quero colocar o estilo mais vintage como o desta matéria. Como você bem explicou, com lateral alta e desenho antigo. A intenção é usar 100/90-18 ou maior nos dois. O problema é encontrar esses pneus aqui no Brasil. Só se vê pneus com desenho moderno.
Excluirconcordo...
ResponderExcluirseria um otimo diferencial para este site ja tão perfeito!
kalom
Amigo, eu também, já há muito tempo, estou montando um pequena Cafe Racer 135: (Se o amigo do garagem me permite: rd135-caferacer.blogspot.com)
ResponderExcluir.
Durante um bom tempo procurei pneus que preenchessem esses requisitos: desenho antigo e lateral alta.
.
Até uns 10 anos atrás você encontrava alguma coisa da Pirelli. Especialmente os desenhos MT-39 (Diant) e MT-15 (Tras). Hoje estão fora de linha.
.
Uma dica que talvez sirva, talvez não, é procurar por pneus da germânica Metzeler. É uma marca pouco conhecida do grade público, mas de excelente qualidade. Eles ainda têm pneus com desenho antigo no catálogo. Por exemplo, os Perfect ME-11 são muitíssimo semelhante ao da moto do Post (Até mais bonito). No entanto, como esse desenho é dianteiro, há poucas medidas disponíveis. Para uma moto pequena, eles tem 3.25-18 e 90/90-18.
.
Outra opção, também da Metzeler, é o desenho ME-77. Como esse desenho é diant/tras, há muito mais opções indo do 3.00 até o 4.10. Por que eu disse que TALVEZ a dica sirva? Por que eu, por exemplo, procurei o Perfect ME-11 pra comprar e não encontrei. Eles fabricam, duro é achar quem venda. O ME-77 também não é fácil conseguir. A maioria do pessoal vende esses pneus só na medida de moto custom (Aro 16" e 15")
.
Uma dica importante pra você. Você citou 100/90-18... Esses pneus que trazem a medida das três dimensão são todos de perfil mais baixo. Procure por pneus de medida no padrão antigo, tipo: 3.00, 3.25, 3.50, 4.00 ou 4.10. O 4.10 na Cg talvez resvale na corrente. Valeu?
Estou no aguardo da imagens da RD quando estiver pronta...
ExcluirValeu demais, Amigo. Já conhecia os Metzeler, e estou procurando nas medidas maiores, mas tá difícil de encontrar. Sempre acompanhava seu projeto da RD, mas em determinada época não consegui mais acessar o blog. Obrigado por divulgar aqui. Já voltei a acompanhar e tá ficando muito bacana. Parabéns pela RD e obrigado pelas dicas.
Excluirlinda demais a modelo ah a motocicleta também é bonita
ResponderExcluir